Latão

Latão

Latão é uma liga de cobre e zinco, no qual as proporções de zinco e cobre produzem uma variada gama de tipos de latão com diferentes propriedades.

Latão é uma liga utilizada para decoração por sua aparência brilhante ouro-como, baixo atrito em aplicações onde é necessário, como fechaduras, engrenagens, rolamentos, munições, e válvulas, canalizações eléctricas e aplicações de requisições anti-oxidantes.

Latão é de conhecimento e emprego dos seres humanos desde a pré-história, produzido inicialmente pela fusão de cobre com Calamine, um minério de zinco. Durante o processo de fusão, o zinco é extraído do Calamine e misturado com o cobre. O zinco, por outro lado, também tem um baixo ponto de fusão tendo sido produzido por antigas técnicas de metalurgia .

Tipos de Resíduos de Latão:

Latão Cavaco - Limalhas derivadas de usinagem em geral

Pingo - Derivados de fundição de latão

Sucata em Geral - Torneiras, chuveiros, antenas, aquecedores, ralos, registros, válvulas, misturadores de lavatórios, etc…

Pontas - Derivado de usinagem de vergalhão latão

Estamparia - Retalhos de estamparias em geral

Tomback - Retalhos de estamparias de peças de material elétrico, eletrônico, etc.

Latão é um metal com uma liga composta por cobre  e zinco, as percentagens da liga metálica do latão podem variar consoante a utilização a que se destina o metal. Outros elementos podem também estar presentes na liga para transmitir outras propriedades vantajosas ao metal. Esses elementos incluem ferro, alumínio, níquel e silício.

Outras liga metálicas podem também estar presentes para melhorar propriedades. Esses elementos incluem ferro, alumínio, níquel e silício.Latão é mais comumente caracterizado por sua livre usinagem usinagem graus pelo qual as normas são fixadas para os outros metais.Latão também pode ter alta resistência à corrosão e elevada resistência à tração. Alguns tipos de latão também são adequados para serem forjados a quente.

Após fundido, o latão adquire um tom dourado brilhante, podendo ser polido e assumir um tom dourado brilhante tal como o ouro, no entanto menos vivo. Sem polir ou um revestimento de verniz de protecção, o latão pode, com o tempo, manchar através de um processo conhecido como oxidação. Esta oxidação, afeta principalmente a superfície do latão, que pode ser ocasionada propositadamente ou involuntariamente através do contacto com o oxigênio.

O latão é mais fácil moldar do que o cobre ou zinco (elementos da liga do latão que ligados conferem um metal mais rígido – latão), e alterar a quantidade dos elementos da liga do latão, de cobre e zinco, podem tornar o latão mais rijo ou mais suave para trabalhar. Com o latão podem-se fabricar os mais diversos objectos, nomeadamente a joalharia e bijuteria podem ser feitos com este metal. Também instrumentos como o trompete, trompa, saxofone, trombone, tuba, e algumas gaitas são feitas de latão, também muitas moedas, luminárias, lâmpadas, móveis, obras de arte, maçanetas, parafusos, e etc.

O latão depois de trabalhado não tem uma camada protectora e pode oxidar quando exposto ao ar e ao vapor de água. Para remover manchas do latão, pode-se tentar usar um método caseiro, como uma pasta feita com uma xícara de vinagre branco, mais 3 colheres de sopa de farinha e 3 colheres de sopa de sal ou então de uma mistura feita de um copo de sumo de limão, 3 colheres de sopa de creme de tártaro, e 5 gotas de óleo de laranja. Também existem produtos próprios no mercado para a limpeza da superfície do latão. O latão pode ser trabalhado com as mesmas técnicas usadas em joalharia, e pode ser serrado com serra de ourives e também se pode soldar o latão com a solda de prata pode servir para fazer junções no latão.

Latão e seus benefícios

O latão tem propriedades antibacterianas e pode ser usado para matar germes em cozinhas, casas de banho, hospitais e outros centros médicos. O latão tem sido usado para instrumentos cirúrgicos e outros equipamentos médicos. O assim como também o cobre tem sido usado para esterilizar feridas, dores de cabeça, aliviar queimaduras, e aliviar dores da artrite.

O Latão também pode ter alta resistência à corrosão e elevada resistência à tração. Alguns tipos de latão também são adequados para forjar quente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>